terça-feira, 1 de abril de 2008

sábio sou eu e não sei tanto!


Sócrates sempre dizia que a sua sabedoria era limitada à sua própria ignorância (Só sei que nada sei.). Ele acreditava que os actos errados eram consequência da própria ignorância. Nunca proclamou ser sábio.

Sem dúvida que eu hoje sigo esse pensamento, tão correcto e tão verdadeiro. Ás vezes pensamos ser donos do mundo, mas esquecemo-nos que nada temos em nós se não formos compreensivos, tão necessários que nos levem a ponderar, a reflectir melhor nas nossas acções, nos nossos comportamentos que hoje pensamos serem os mais correctos. Se tudo soubessemos eramos ignorantes. Além disso, Sócrates acreditava que o melhor modo para as pessoas viverem era a concentração no próprio desenvolvimento ao invés de buscar a riqueza material. Convidava os outros a se concentrarem na amizade e num sentido de comunidade, pois acreditava que esse era o melhor modo de se crescer como uma população.

Pedras?

Empurrava-as sempre para o lado certo!

2 comentários:

Ladydemon disse...

És das pessoas que eu conheço que mais luta para o seu desenvolvimento inter pessoal!
E lindo ver-te querer melhorar, ser mais, ser grande em espirito e em valores morais, e digo-te meu querido que o tens conseguido ao longo dos tempo!
Es uma pessoa linda por dentro e por fora e eu tenho muito orgulho em ti!
O meu caminho para o futuro tem as pedras mais polidas, mais brilhantes, mais raras, porque caminhas ao meu lado...e colhemos todas elas com umsorriso nos labios e a força de uma união taõ pura e tão necessária...
Amo-te

contigoateaofim disse...

Olá Amigo..

Adorei o texto..Sempre gostei deste filosofo, mas retratas-te o melhor dele!!

pedras??nada se perde, tudo se transforma..

beijinhos